Swift

Meus filmes favoritos que passam no Teste de Bechdel

Eeeeeei, gente!
Hoje eu vou falar de filmes (que é um assunto que tá meio em falta por aqui né), mas não qualquer filme. Filmes que defendem, nem que seja implicitamente, a igualdade dos gêneros e a força das mulheres.


Caso vocês não saibam, existe um teste que eu faço com cada filme que vejo, eu o uso para refletir se o filme valoriza o sexo feminino como ele merece. Este é o Teste de Bechdel, que consiste em seguir essas três simples regras:

  1. Ter mais que duas personagens femininas
  2. Elas conversarem uma com a outra
  3. O assunto não ser apenas homens

Ok, eu sei que nem todos filmes passam desses requisitos, mas os que passam, lhe dou certeza, valem a pena serem assistidos. E dentro desse oceano que é a coleção de filmes do Teste, eu escolhi quatro (os meus favoritos!) pra mostrar um pouco pra vocês:

A Dama de Ferro


Dirigido por Philyda Lloyd e protagonizado por Meryl Streep, o filme de 2012  é a biografia da própria dama de ferro, Margaret Thatcher, a primeira-ministra do Reino Unido durante o século 20.

"A Dama de Ferro conta a comovente história de Margaret Thatcher, uma mulher que quebrou as barreiras de gênero e classe para ser ouvida em um mundo dominado pelos homens. A história diz respeito ao preço que se paga pelo poder, e é um retrato surpreendente e íntimo de uma mulher extraordinária e complexa." 

Melhor Quote: 
“Ser poderoso é como ser uma dama. Se você tem de dizer às pessoas que você é, você não é.”

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain 



Tem como falar de mulheres independentes no universo cinematográfico sem falar da nossa garçonete de bares franceses favorita? Acho que non.

"O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresce isolada das outras crianças. Isso acontece porque o seu pai acha que Amélie possuí uma anomalia no coração, já que este bate muito rápido durante os exames mensais que o pai faz na menina. Na verdade, Amélie fica nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, o seu coração bate mais rápido que o normal. Seus pais, então, privam Amélie de frequentar escola e ter contato com outras crianças. A sua mãe, que é professora, é quem a alfabetiza até falecer. A sua infância e a morte prematura de sua mãe acabam por influenciar fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relaciona com as pessoas e com o mundo depois de adulta."

Amélie é O filme! Tem romance, mistério e um quê de aventura ainda por cima, um conjunto que deixa qualquer um louco pelo filme. Sem contar a produção linda de Jean-Pierre Jeunet, que explora os mil ângulos da câmera sem perder a personagem de cena.
E mais, tem como não se apaixonar pelo jeito meigo e cheio de suspense que Amélie conquista Nino Quincampoix?

O filme ainda nos rende várias quotes maravilhosas como:

"E você nem legume é, porque até as alcachofras tem coração."
"Sem você as emoções de hoje seriam apenas uma pele morta das emoções do passado."

Histórias Cruzadas


O filme de um elenco de poder (Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, entre outros) não tem apenas a perspectiva da igualdade de gênero como carrega em si o peso de retratar empregadas negras. Ou seja, atrito de classes e raça. 

"O filme é um retrato sobre uma mulher caucasiana, Eugenia 'Skeeter' Phelan, e o seu relacionamento com duas empregadas negras durante a era americana dos Direitos civis nos Estados Unidos de 1960. Skeeter é uma jornalista que decide escrever um livro da perspectiva das empregadas (conhecido como The Help), mostrando como elas estão sofrendo racismo na casa de brancos."

 O filme é baseado no romance homogêneo de Kathryn Stockett, dirigido por Tate Taylor e narrado pela própria Viola Davis (um grande nome do ativismo racial, como pode conferir clicando aqui ).

Quote:
"Amor e ódio são dois chifres na mesma cabra, Eugenia. E você precisa de um bode."
Frozen - Uma aventura congelante


O 53° filme animado da Disney teve o amor entre irmãos como foco principal. O que é maravilhoso, sai abalando os clássicos da Disney que persistem em amor verdadeiro, mas só com seu namorado, príncipe encantado ou outro homem, assim desvalorizando o calor humano gerado por ser amado por outras pessoas, como sua irmã.

"Elsa, princesa de um pequeno reino norueguês chamado, Arendelle, nasceu com poderes mágicos com os quais ela é capaz de criar gelo, geada e neve. Uma noite, enquanto estava brincando, ela fere acidentalmente sua irmã mais nova, a princesa Anna. Seus pais chocados, o Rei e a Rainha, procuram a ajuda do rei Troll, que cura Anna e remove das suas memórias a magia de Elsa. O casal real isola as crianças em seu castelo até Elsa aprender a controlar seus poderes. Com medo de ferir Anna novamente, Elsa passa a maior parte do tempo sozinha em seu quarto, causando um afastamento entre as meninas à medida que crescem. Quando as princesas são adolescentes, seus pais morrem num naufrágio durante uma tempestade."
O filme estreou em dezembro de 2013 no Brasil e foi sucesso imediato ( e não só com crianças ) e promete ficar marcado por muito mais tempo.

Da saga de coisas fofas que o fofo do Olaf falou naquele filme super fofo:
"Amar é colocar as necessidades de alguém acima das suas."
Mais sobre o Teste:

Originado de uma tirinha da cartunista Allison Bechdel, hoje ele é reconhecido por grandes entidades do cinema.


O Teste tem um site oficial onde lista os filmes que passam ou não, e ainda apresenta reviews para mostrar o porque de não passarem.
Para saber mais sobre ele, recomendo assistir ao vídeo da Lully a respeito:


Por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado e até a próxima!

Leia Também

7 comentários

  1. Oi Antônio!! Adorei o nome do seu blog e sua bio!Nunca seja um típico menino de 13 anos, você parece interessantíssimo do seu jeito! hahahaha
    Desde que descobri sobre esse teste eu penso a respeito dos filmes que assisto. Da sua lista, histórias cruzadas é o meu preferido. Antes de ver o filme eu li o livro e me apaixonei. É muito bom!!!
    Bye!
    Blog Amanda Hillerman

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Amanda! Muito mesmo!
      Histórias Cruzadas é maravilhoso. Preciso comprar o livro ashuahs

      Excluir
  2. Opa! Vou anotar os nomes desses filmes. E o Frozen, é muita verdade. Um dos poucos filmes de animações para crianças que trata de forma real os relacionamentos. e isso é ótimo!

    Muito bom o post e adorei esse teste.

    www.semibreveatonal.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja, são todos maravilhosos! Frozen é um amorzinho, além de conseguir retratar a infância de uma maneira realística e ainda manter um mundo fictício.

      Obrigado e volte sempre ;)

      Excluir
  3. Uma criança de 13 anos falando do teste de Bechdel? Que geração maravilhosa é essa? Parabéns pela iniciativa e por ser tão esclarecido! Espero que você compartilhe seu blog com todos os seus amigos! <3.
    Sobre teu post: já vi todos os filmes, exceto Frozen (sério, hahaha), que ainda tá na listinha. Eu também busco ver filmes que passam pelo teste e além do mais procuro diversificar minhas leituras em mais autoras nacionais, mulheres, negrxs e gays, por exemplo. Muito legal o post e a indicação de filmes. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! haha compartilho sim.
      Como assim nã viu Frozen? Corre! Melhor animação (cof depois de Valente cof cof)

      Volte sempre ;)

      Excluir
  4. Eu super adoro Frozen <3

    www.deivysonluan.blogspot.com

    ResponderExcluir