Swift

Resenha de O amor nos tempos de #likes

Vai dizer que nunca viu um livro de youtuber nas estantes das livrarias? Todo mundo já! "Muito mais  que cinco minutos", "Eu fico loko" ou até mesmo o famigerado "Não faz sentido" são nomes sempre citados em listas de best-sellers no Brasil. Isso todos temos que admitir: pode ser o ó, mas que vende, vende. E nessa vida de parceria com o capital que as editoras sempre se provam por gostar, acabei me interessando por O amor nos tempos de #likes, dos booktubers Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedo Pereira, que em seus canais contam com quase 400 mil fãs somados.


A proposta do livro publicado pela Galera apresenta três romances estilo one-shot que envolvessem o mundo virtual e os próprios leitores com o carisma de todos os personagens e a identificação com os temas abordados. Eu acompanhei toda a história da produção do livro pelos canais dos quatro e acabei por ficar extremamente ansioso para o lançamento, assim que o meu chegou eu o devorei em pouco menos de uma viagem de ônibus. Eu dei quatro estrelas no Goodreads e acho que vale muito a pena ler.

Próximo destino: Amor [Pam Gonçalves]



A famosa GarotaIt levou as livrarias a história de Liziane, uma youtuber conhecida por todos os jovens que tivessem o mínimo conhecimento da "cultura da internet". Nascida em Florianópolis e residente de São Paulo, o voo que ela ia pegar para visitar os pais em SC acabou por ser adiado por causa de uma tempestade que se formou no aeroporto. Enquanto esperava a reabertura da pista, a ícone juvenil (?) conheceu William, com quem formou diversas intrigas. Quando o voo foi autorizado a decolar Liz ainda descobre que teria que sentar ao lado dele por toda viagem. 
O enlace do casal começa quando o rapaz admite ter medo da decolagem, criando assim um clima de empatia e ajuda de parte de Liz, ou seja: já queria tatuar na minha cara "WILLIZ" mas só posso fazer tatuagem depois dos 16, então af.
Durante o voo todos os entrelaçamentos da vida dos dois são desvendados por Liz, que resolve guardar segredo (por ser spoiler e o livro ser relativamente novo, eu vou me segurar para não contar o porquê e o o quê). Só fiquem sabendo que o final é de morrer.

(Re)começos [Bel Rodrigues]


Maria Eduarda é aquela garota comum, conivente com a vida do jeito que ela é. Com n pessoas na lista de amigos do Facebook, com um youtube em dia sempre acompanhando seu vlogger favorito, o Ed, e uma playlist que é imparcial quando se trata de Guns n' Roses ou Red Hot Chilli Peppers.
Depois de sair de um relacionamento abusivo onde seu namorado controlava seu modo de ser e de ter perdido uma amiga por essa ter se envolvido com este ex-namorado, Madu, uma pilha de desânimo, resolve ir a Búzios resfriar a cabeça no litoral. Lá, ao menos eu, vi claramente o alívio que a personagem tem ao poder andar como quer e ser quem quiser, andando e sendo e acabando em um bar de encontro às escuras, onde tem um encontro romântico com um par aleatório. Aleatoriedade ou destino, seu par descobre ser alguém mais que conhecido pela garota...

337 Km [Pedrugo]

Júlio é um esterotipado gay da elite, lindo, atraente e rico. Último adjetivo esse que levanta suspeitas quando ele começa a se relacionar virtualmente com Ramon, que conheceu em um grupo de textos, fanfics e obras literárias. Os dois começam a mandar mensagens enquanto a família de Júlio está viajando na Itália. A química é inegável e eles acabam por ficar íntimos pelas mensagens. Um sabe tudo sobre o outro, conhece o círculo de amizades do outro, como se tais 337 Km que os separavam nunca tivessem existido. Mas eles existiam, e de certo modo impediam o relacionamento de se oficializar.
De forma inesperada os dois combinam de se encontrar, Ramon compra as passagens para ir visitar Júlio e conhecer a cidade onde seu amor mora. 
Ao chegar lá ocorrem várias coisas inesperadas, de maneiras inesperadas com pessoas inesperadas. O conto é cheio de ocorridos inesperados, caso ainda não tenham entendido.
Mas o que vale marcar é que não haveria casal melhor no Youtube para fazer um conto desses do que Pedrugo, já que os dois tem uma química muita parecida.

Para dar um fim digno eu venho declarar meu amor por esse livro e pelos quatro autores. Pronto, declarado. Agora, por favor leiam, não consigo lidar com isso sozinho. Me salvem!


Leia Também

5 comentários

  1. Super adicionado na listinha de compras!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro é parece ser bastante interessante, amei o post e seu layout bem clean. Sucesso mô. Vem me visitar francesasarcastica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que, apesar de não gostar muito de contos, tô louca pra ler esse. Todo mundo fala tão bem dele, e saber que foi inspirado num clássico dá mais curiosidade ainda!
    Assim que tiver a oportunidade lerei e te ajudarei a lidar com isso, HAHA.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Quando falaram na sinopse que tinham se inspirado em romances como Romeu e Julieta, Orgulho e Preconceito e outros, eu fiquei maravilhado! É realmente muito bom.

      Excluir