Swift

Pabllo Vittar como símbolo de representatividade

Por mais atrasado que eu esteja, este sempre é um bom tópico. Sim, a drag queen que estrelou Sua Cara ao lado de Anitta em um deserto qualquer de Marrocos traz a ideia de uma indústria diversificada nacional que alcança o exterior com sucesso e qualidade.


Phabullo, nome original da cantora, vem da capital maranhense e chegou a cursar design na Universidade Federal de Uberlândia, graduação que trancou para se dedicar a carreira de cantora. Depois de tais informações completamente irrelevantes para a continuidade do texto, é muito importante apontar todas as críticas que o último clipe com sua participação - o supracitado Sua Cara - e falar que: sim, o clipe não é o meu favorito. E sim, eu esperava muito mais, como todos vocês. Mas não, não podemos depreciar 100% a obra, como foi muito comum ver gente fazendo nas redes sociais.

Resultado de imagem para gif sua cara

Pela história da mídia no Brasil a gente pode ver várias personagens tidas como queer na TV e na música, mas em que momento o trabalho delas ultrapassou a barreira humorística? Quando o trabalho de alguém que ralou e sofreu preconceito de todas as maneiras pensáveis foi considerado arte sem teor humorístico? O Twitter muito falou quando foi levantado o debate sobre o que a Pabllo representa pra uma nação como o Brasil que entende como atração pra programa de comédia uma travesti que, durante o dia, trabalha como porteiro e a noite anda de metrô acompanhada pela melhor amiga sendo molestada por homens. Pabllo é uma porta pro Brasil valorizar cultura nacional além do hétero cisgênero. Pabllo e diversos artistas como Mc Trans e Lia Clark levam pro palco a trajetória de julgamento e preconceito e fazem mais com isso. Fazem arte por amor.

Resultado de imagem para pabllo vittar gifs

Pabllo não cansa de receber comentários negativos na internet por ser quem é e diz ainda que desde a infância sofre bullying. Um em cada quantos cantores nacionais traz uma bagagem de ódio gratuito distribuído por sua vida pessoal apenas por ser quem é? Quantos dentre eles alcançaram a fama internacional? Quantos dentre eles conseguiram um vídeo com mais de quarenta milhões de visualizações? Vittar tem trazido pra nós uma noção da indústria que pouca gente tinha visto: a percepção de inclusão.

Não subjulguem artistas que representam uma minoria. Recado dado.
Até a próxima!

Leia Também

0 comentários