Swift

Resenha de Tartarugas até lá embaixo

Não é surpresa nenhuma que, depois de seis anos publicando só best-sellers no Brasil e de ter dois filmes inspirados em seus livros fazendo grande sucesso, John Green voltaria a explodir nas vendas de young-adults.


No livro do autor tido como o mais pessoal de toda sua carreira, Aza Holmes nos é apresentada. A garota de dezesseis anos acaba de chegar no segundo ano do ensino médio (identifiquei demais, obrigado) e tem todos seus dramas pessoais colocados à prova nessa narrativa super envolvente. Ao seu lado, sua fiel escudeira Daisy — escritora de fanfic de Star Wars e cheia de pontos de exclamações em suas opiniões —, propõe desde o primeiro capítulo aventuras para a amiga — que coleciona transtornos psicológicos e a cada passo que dá tem seus pensamentos inundados e "invadidos" pelo TOC —, tais como investigar a bilionária família de Davis Pickett, paixonite da infância de Aza, que teve seu pai em todos noticiários do país tido como o foragido mais procurado de Indianápolis. Russel Pickett era investigado por transações ilegais em sua companhia quando desapareceu do mapa sem deixar rastros, qualquer dica que levasse à seu encontro seria recompensada com U$100.000.

Resultado de imagem para turtles all the way down fanart
essa arte é da Marta Montiero, feita pro BuzzfeedNews

O enredo abrange questões simplistas e comuns do autor, à exemplo do romance de Daisy com Mychal, pincelado por toda obra, mesmo que sem real aprofundamento, à temáticas um tanto mais sérias, como a recepção de uma quantia tão grande de dinheiro por adolescentes, suas próprias necessidades, e o Transtorno Obsessivo Compulsivo de Aza. Coisa que não podia faltar, o autor traz a visão crítica dele sobre todos esses assuntos para a protagonista, que, como usual dele, está sempre fazendo longas reflexões e se perdendo na passagem de tempo da história.
Por se passar em Indianápolis, cidade natal de Green, quando comparado com outros livros dele, é muito bacana notar a familiaridade da escrita com as ruas, os rios que cortam a cidade e a realidade dos moradores, tão diferenciados e bem definidos.

Resultado de imagem para turtles all the way down fanart
essa também

Como nota de rodapé, fica o aviso de que a obra foi integrada com a "fórmula John Green", que expliquei aqui há um tempo. Aza, a protagonista misteriosa e meio bizarra, um romance improvável e problemas superiores a tudo isso.

Quote favorita:

Ficha:
Autor: John Green
Ano de publicação: 2017
Editora: Intrínseca 


Classificação:



Gente, por hoje é só! Espero que tenham curtido a indicação e até a próxima!

Leia Também

0 comentários